Livros

library

Esta é uma seção para registrar os livros que, em meu ponto de vista, agregaram (alguns nem tanto) valor ao pool de conhecimento holístico. São livros que abrangem diversas áreas do ser pensante.

 

Livros lidos:

Soft Skills: The software developer’s life manual

Este é um guia único, oferece técnicas e práticas para uma vida mais satisfatória como um desenvolvedor profissional. Nele, o desenvolvedor e coach John Sonmez apresenta uma variedade de importantes habilidades (soft skills), desde habilidades de carreira e produtividade à finanças pessoais e investimento, metodologia de aprendizado, fitness e relacionamentos, tudo sob a perspectiva de um desenvolvedor.
– Minhas observações:
Definitivamente é um livro para qualquer pessoa que deseja sair de sua zona de conforto. O autor aborda diversos temas que, hoje, vejo como importantes. São práticas que atualmente estão em evidência, motivações e linhas de raciocínios que fazem todo o sentido. É um livro para ler inteiro e posteriormente para consultas.
Recomendo este livro!

 

Mindset: the new psychology of success – Carol Dweck

Este livro foi uma síntese da pesquisa da Dra. Carol Dweck que classificou duas linhas de pensamentos, uma fixa (Fixed Mindset) onde existe a crença que a inteligência, destreza e auto-estima são coisas que nascem dentro da pessoa, e outra de crescimento (Growth Mindset) onde se acredita que são alcançáveis através de esforço e determinação.
Ela também dá diversos conselhos de abordagens com as crianças para não as tolhermos com comentários inoportunos ou que pensamos serem apropriados.
– Minhas observações:
Ao ler o livro, tive uma visão mais ampla da classificação dada. Acredito que somos na verdade uma mistura de ambas. Em determinadas áreas sabemos da necessidade de um profundo envolvimento e determinação e em outras área que nem ousamos pisar, onde temos nossas travas. Realmente, esse negócio que “ele tem o dom”. Tem o dom nada, tem é determinação. Tem a tenacidade, a perseverança de correr atrás e buscar o que deseja. O que penso sobre dom seria uma pessoa que nunca houvesse tocado piano e, na primeira vez que sentasse em um, tocasse a Valsa Vienese sem erro algum, isso sim seria um dom.
Recomendo este livro!

 

A Sala verde – Bruno Vilela

“A Sala Verde” é um thriller de horror psicológico escrito pelo artista plástico pernambucano Bruno Vilela. O livro parte de descobertas familiares feitas pelo protagonista, o ilustrador Joel. Ele encontra um colar, um mapa e uma carta escrita por seu avô, que anos antes foi para Portugal, abandonando a família, deixando para trás sentimentos amargos e desajustes emocionais. Bruno constrói um panorama de mistérios e obsessões, uma viagem existencial de Joel pelas paisagens lusitanas. A pintura do autor é o resultado de uma longa pesquisa sobre os mistérios do inconsciente, ritos dos povos ancestrais, religiões comparadas e o pensamento selvagem. O livro tem a mesma motivação do trabalho pictórico e é resultado de uma residência artística que Bruno fez em Lisboa. O pintor ficou entre o sótão de prédio secular e viagens pelas paisagens de Portugal por 70 dias, num processo de criação ininterrupto, quando criou um enredo pavoroso, cercado de mistérios, todos norteados pelo numero 13. O artista embarcou em 13 viagens pelo país, do Cabo Espichel a Serra do Gerês, na fronteira com a Espanha. Dessas aventuras nasceram 13 pinturas que ilustram o livro e que também são peças chave da trama. O número 13 aparece novamente para desenhar esse mistério, marcando um mapa destacável com pontos prateados luminosos, indicando em relevo os lugares por onde passou. O protagonista tenta desviar de seu destino mas, vai de encontro aos mistérios da natureza, do inconsciente humano e da história dos seus antepassados. A trama é entrecortada por ampliações imaginativas, misturadas a mitologia, mediunidade, loucura, paisagens mágicas e muito humor. Vem com poster destacável – 40 reproduções coloridas de pinturas.
– Minhas observações:

Bruno Vilela é um amigo meu de longas datas. Vi o livro dele no atelier de Rodrigo Costa. Um livro muito bem escrito e extremamente bem elaborado, tanto no quesito gráfico quanto editorial. É uma leitura fácil e magnética, não consegui parar de ler enquanto haviam páginas para devorá-las. Li o livro de uma só vez, em pouco mais de duas horas. Gostei muito e já estou perguntando quando haverá outro!
Recomendo este livro!

 

A ética é mais importante que a religião – Dalai Lama

Um livreto para reflexão de você mesmo. “A ética é mais importante do que a religião. Não chegamos a este mundo como membros de uma religião específica. Mas a ética é inata.” Uma de suas crenças fundamentais é a de que, na busca da felicidade e no desejo de evitar o sofrimento, todos os seres humanos são iguais.
– Minhas observações:
Este livro traz alguns pensamentos e opiniões de Dalai Lama que demonstram sua superioridade no respeito ao próximo. Sua preocupação no que diz respeito ao bem comum, a ética, em vez de religiões. As religiões são comuns a uns povos mas a ética deve ser comum ao ser humano.
Recomendo este livro!

 

O guarda – Kiera Cass

Um conto passado em um palácio onde America Singer era apaixonada por Aspen, que trabalhava como soldado que se tornou um dos responsáveis pela segurança da monarquia.
– Minhas observações:
Um livro leve de conto de fábulas onde o enredo não emociona muito.
Recomendo para quem não tem outro livro para ler.

 

Viver não dói – Felicidade: menos por favor – Leila Ferreira

Neste livro, a autora escreve e pretende mostrar que viver não é fácil, e até mesmo os otimistas concordam que ela é difícil de viver. Mas que também é um exercício gratificante, que exige vontade, persistência e tenacidade. “Claro que viver dói, mas dói mais ainda não viver, porque quem não aproveita a vida acaba sendo poupado do medo e do susto, mas deixa de desfrutar paisagens, deixa de ter a própria identidade”, destaca a autora.
– Minhas observações:
Um livro interessante onde a autora passeia por várias passagens e personagens em diferentes situações, onde seus personagens demonstram como são felizes ou não e o que fazem para sentirem-se assim. É uma porta para vivência de sentimentos alheios de pequenos cenários e situações.
Recomendo este livro!

 

Elevator Pitch 2.0 – Daniel Kern

Existem diversos livros que abordam o assunto do Elevator Pitch, que referem que o método de uma frase despoleta o interesse e faz com que o cliente queira saber cada vez mais. Contudo, o empresário e Networker experiente, Daniel Kern, sabe por experiência pessoal: Até mesmo o Elevator Pitch melhor preparado interessa a um número bastante reduzido de pessoas. Com a sua nova abordagem, através do “Elevator Pitch 2.0”, o sucesso pode ser multiplicado, enquanto se faz um menor esforço. Neste guia, ele confere uma abordagem adequada à aprendizagem de todas as pessoas. Como um Networker de sucesso, Daniel Kern faz mais de 90% das suas vendas através de recomendações provenientes da sua rede. O Elevator Pitch 2.0 já abriu centenas de portas para ele.
– Minhas observações:
Um livro que dá boas dicas de como criar seu “Elevator Pitch” para definir um caminho de sua apresentação pessoal ou empresarial. É aquele “tcham” que enche os olhos, é a definição que gostaríamos de ter e não fazemos porque não temos o caminho para escrevê-la.
Recomendo este livro!

 

Marcada – Kim Richardson

Kara Nightingale, com dezesseis anos, é pouco popular, estranha e totalmente normal — isto até ela ser atingida, um dia, por um ônibus e morrer…
Em instantes, a sua vida passar de ordinária para extraordinária, ao despertar em um novo mundo misterioso com uma nova carreira — como uma novata da Legião de Anjos da Guarda. Kara é arremessada ao sobrenatural, onde macacos comandam elevadores, oráculos apressam-se sobre bolas de cristal e onde demônios se alimentam das almas dos mortais. Quando uma criança Elemental é sequestrada, Kara é enviada para uma busca repleta de perigos e mergulha em uma situação ainda mais perigosa e mortal do que qualquer coisa que ela poderia imaginar.
– Minhas observações:
Um livro que expõe uma visão engraçada e interessante sobre a vida após a morte e da imaginação do que achamos o que deve existir, se é que existe, no pós-morte.
Recomendo este livro!

 

 

 Livros na fila:

How to Win Friends and Influence People – Dale Carnegie

Eat That Frog – Brian Tracy

The War of Art – Steven Pressfield

The Power of Habit – Charles Duhigg

So Good They Can’t Ignore You – Cal Newport

Secrets of the Millionaire Mind – T. Harv Eker

The Lean Startup – Eric Ries

Carreia e empresa – Karen Gimenez

JavaScript and HTML5 now – Kyle Simpson

Do contrato social – Jean Jacques Russeau

The Willpower Instinct – Kelly McGonigal

The Power of Positive Thinking – Norman Vincent Peal

A tale of two cities – Charles Dickens